Skip Navigation

Featured: Vídeo de animação para desmistificar o Ébola

Vídeo de animação para desmistificar o Ébola

Por Rede Angola

A United Methodist Communications decidiu juntar-se aos esforços para a prevenção do Ébola e financiou parcialmente um filme de animação, produzido e realizado pela Chocolate Moose Media e a iheed, para usar na África Ocidental como ajuda para desmistificar alguns dos mitos em torno da doença que circulam pelos países atingidos pelo surto da doença.

Desde o começo deste surto da Doença do Vírus do Ébola 8399 pessoas foram infectadas e 4033 pessoas morreram, sobretudo na República do Congo, Libéria e Serra Leoa, mas já se registaram mortes na Nigéria e nos Estados Unidos, e casos no Senegal e Espanha.

O filme, The Ebola: A Film for the Living (que em português seria O Ébola: Um Filme para os Vivos), tem 4:12′, foi realizado por Firdaus Kharas e co-escrito por ele e Brent Quinn, tendo Gaurav Malhotra como chefe da equipa de animação e Andrew Huggett na música.

É uma co-produção internacional envolvendo dez países: Canadá, Guiné-Conacri, Índia, Costa do Marfim, Libéria, Nigéria, África do Sul, Serra Leoa, Suíça e Estados Unidos destinada a ser distribuída nos países da África Ocidental em versões em inglês e francês e outras línguas da região com narração a cargo de vozes dos próprios países.

Como não está prevista uma edição em português, o Rede Angola fez a tradução e mostra-lhe o filme numa versão com legendas.

“O nosso objectivo é providenciar educação que permita um melhor conhecimento para prevenir infecções”, refere o reverendo Larry Hollow, director-executivo da United Methodist Communications citado pela African Press Organization.

“O Ébola ganha posição nas comunidades pobres onde há desconfiança, resistência aos cuidados adequados e falta de conhecimento sobre o vírus e está a espalhar-se. A vantagem da igreja está na rede de líderes confiáveis que vivem nas regiões afectadas”, acrescentou o reverendo.

A Chocolate Moose Media é uma produtora especializada em média com conteúdos sociais e a iheed é uma empresa inovadora em conteúdos educativos de saúde para dispositivos móveis.