Skip Navigation

Ministro brasileiro é o novo coordenador do ministério latino na Nova Inglaterra

 

Por Glendaliz Rivera*/ Tradução e adaptação: Sara de Paula **
25 de julho de 2018

VERSION EN ESPAÑOL

A partir de 1 de julho de 2018, a Conferência Anual da Nova Inglaterra da Igreja Metodista Unida (IMU) tem um novo Coordenador para o Ministério Latino, nomeado pelo Bispo Sudarshana Devadhar. O Rev. Juares Gonçalves é o primeiro ministro brasileiro a ocupar este cargo e agora tem a responsabilidade de ajudar as igrejas hispano-latinas a aumentar seus membros, fortalecer sua auto-sustentação, formar novos líderes (incorporando jovens e crianças) e servir a comunidade com ministérios que atendem às necessidades.

O Rev. Gonçalves chegou a Boston, Massachusetts, em 2001. Emigrou do Brasil como missionário para apoiar a Conferência Anual da Nova Inglaterra, e para desenvolver igrejas que pudessem servir à comunidade brasileira. Ele é um plantador de igrejas, e esse é seu principal ministério, pelo qual veio aos Estados Unidos com o apoio da Junta Geral de Ministérios Globais (GBGM).

Desde a sua chegada, o Rev. Gonçalves plantou seis novas igrejas e atualmente está servindo como Pastor Sênior de meio período na Família IMU - Ministério do Brasil em Saugus, Massachusetts. Juntamente com sua esposa, que é pastora associada na mesma igreja, Gonçalves apoiou outras conferências na região leste do país, para formar igrejas de língua portuguesa. Eles até ajudaram a criar a Primeira Igreja Metodista Unida nos Estados Unidos, localizada em Harrison, Nova Jersey.

Além disso, eles plantaram uma nova igreja em Kearny e outra em Atlanta, na Geórgia, ao mesmo tempo em que começaram a trabalhar em Charlotte, na Carolina do Norte, em um ministério eclesiástico de missão especial.

Essas novas igrejas geralmente começam em uma casa onde um pequeno número de pessoas se reúne para celebrar. Uma vez que há um número significativo, o processo de plantação começa. Quando isso acontece, a IMU mais próxima é pesquisada e é solicitada permissão para usar seu templo e compartilhar a estrutura. Um exemplo em que essa dinâmica foi positiva é o IMU Jesus Life Center, em Worcester, Massachusetts, onde atualmente existem três grupos raciais diferentes (hispânicos, brasileiros e anglo-saxões) que adoram no mesmo templo com seus próprios horários de serviço individuais e em seu próprio idioma.

Nesta nova posição, Gonçalves pretende continuar a plantar novas igrejas na conferência, que tem a segunda maior comunidade de língua portuguesa nos Estados Unidos. Esta posição de Coordenador do Ministério Latino é uma posição de confiança designada pelo Bispo.

O Rev. Gonçalves não só esperar trabalhar com a plantação de novas igrejas que irão beneficiar as comunidades de idioma Português e Espanhol, mas também se concentrar em aumentar a participação do ministério hispânico nas igrejas hoje. Em suas próprias palavras, "a igreja hispânica está passando por uma fase de estagnação". Isso o preocupa e o leva a chamar os metodistas hispânicos de sua conferência para "acordar" com o propósito de plantar novas igrejas dentro de sua própria comunidade.

Além disso, o Rev. Gonçalves está planejando um esforço conjunto entre o Comitê Hispânico/Latino da conferência e as igrejas locais, na intenção de preparar crianças, jovens e famílias para permanecerem na igreja. Embora uma estratégia específica sobre como isso será alcançado não tenha sido compartilhada, existe uma preocupação real em ajudar as gerações mais jovens a permanecerem na igreja.

Outros planos são ajudar a treinar os líderes da igreja local por meio de avaliações e workshops, enquanto continuamos a apoiar novos comitês da igreja, e a plantar novas igrejas. Outro objetivo é plantar 10 igrejas brasileiras na conferência. Até o final do ano, eles esperam abrir outra igreja que atenda à comunidade brasileira há 1 hora de Boston. Eles também planejam treinar novos pastores locais, tanto hispânicos quanto brasileiros.

Há um acordo que ainda está em andamento com o Seminário Teológico Evangélico Garrett, em Chicago, com a possibilidade de oferecer uma aula de espanhol aos pastores locais da Conferência Anual da Nova Inglaterra. Finalmente, eles desenvolverão um plano para assegurar que os novos plantadores de igrejas recebam apoio total em todas as suas necessidades financeiras, educacionais e espirituais.

Algumas das barreiras e desafios que o Rev. Gonçalves espera superar com esta nova oportunidade é conseguir uma maior unidade entre todas as igrejas hispano-latinas na conferência. Segundo o reverendo Gonçalves, "a comunicação entre as igrejas e a conferência precisa melhorar. É um privilégio poder trabalhar e servir as igrejas latinas. No entanto, este trabalho será um desafio que me enche de alegria ao mesmo tempo, já que é uma experiência nova para mim”.

Gonçalves planeja visitar todas as igrejas latinas da conferência, para conhecer as necessidades de cada congregação e suas estratégias. Da mesma forma, aspira se reunir individualmente com a liderança de cada uma das 11 congregações, com o objetivo de que cada comunidade de fé receba o apoio adequado e específico de que necessita na conferência.

"O objetivo geral desse esforço é conseguir a integração entre as igrejas e a conferência", enfatiza Gonçalves. Os recursos financeiros necessários para tornar todos esses objetivos e metas possíveis vêm de uma doação concedida pela conferência e pelo Plano Nacional para o Ministério Hispano-Latino (PNMHL). Esta tarefa abrange um período de três anos, portanto, os objetivos definidos devem ser atingidos até meados de 2021. Esta designação foi aprovada para alcançar uma melhor conexão entre as igrejas hispano-latinas e a Conferência Anual da Nova Inglaterra.

Outro dos ministérios onde o Rev. Gonçalves serve, e que ele confessa ser um dos seus favoritos, é o Centro Comunitário John Wesley localizado em Saugus. Este ministério ajuda um total de seis famílias brasileiras por mês, oferecendo uma gama de serviços como cursos de inglês, alimentação e um programa educacional para crianças, onde eles aprendem sobre a cultura de seus pais. O principal objetivo do programa é ajudar crianças nascidas em famílias brasileiras, a entender melhor seus pais e poder se comunicar com familiares que vivem no Brasil.

NOTA: Se você deseja entrar em contato com o reverendo Juares Gonçalves, pode enviar um e-mail para ele através do endereço revjuarez@live.com ou pode ligar para ele no número 781-233-0586.

 

* Glendaliz Rivera é um editor independente do United Methodist News Service (SMU). Você pode contatá-lo em: report7more@yahoo.com.

** Sara de Paula é tradutora independente.