Skip Navigation

Foto cortesia da Universidade Metodistas do São Paulo.

Dr. Luis R. Rivera (à esquerda), Decano Acadêmico do Seminário Teológico Evangélico Garrett e Dr. Paulo Roberto Garcia (direita) Reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, assinam o acordo de parceria global.

Garrett estabelece parceria global com a Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo

 

Por Garret Evangelical Theological Seminary */ Tradução e adaptação: Rvda Debora Junker **
19 de setembro de 2017

O Seminário Teológico Garrett-Evangélico orgulha-se de anunciar sua mais nova parceria com a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - FATEO, na Universidade Metodista de São Paulo, Brasil. Através desta parceria internacional, as duas instituições podem agora promover o intercâmbio de professores e estudantes, publicações conjuntas, cursos síncronos e muito mais. Dr. Paulo Garcia, reitor do FATEO e Dr. Luis R. Rivera, diretor acadêmico e vice-presidente de assuntos acadêmicos do Garrett, assinaram um Memorando de Entendimento no dia 23 de maio de 2017, marcando um momento significativo na vida e missão dessas duas instituições.

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista nomeou o bispo João Carlos para estar presente na cerimônia de assinatura realizada no campus da Universidade Metodista. O bispo referiu-se a este momento histórico dizendo: "Todos ganham esta manhã! Garrett, FATEO, estudantes, professores/as e as igrejas representadas por essas duas instituições. Ganhamos todos. Esse legado nos ajuda a desenvolver uma compreensão da vontade de Deus e o significado do Reino de Deus para nós hoje."

Com a impossibilidade de fazer-se presente na ocasião, Dra. Lallene J. Rector, presidente do Garrett-Evangelical, autorizou Dr. Rivera a assinar o Memorando de Entendimento. A Dra. Débora Junker e o Rev. Dr. Tércio Junker, ambos nativos do Brasil e ex-professores da FATEO, também estiveram presentes na cerimônia. Débora Junker atualmente é professora na área de Educação Cristã e diretora do Centro Hispânico-Latino do Garrett. Tércio Junker atualmente é deão da Capela e diretor regional do Curso de Estudo no Garrett.    

O acordo histórico firmado entre as duas instituições incentiva a colaboração nas seguintes áreas:

Colaboração Docente

• Visitas sabáticas curtas: três meses ou menos para pesquisa em um projeto de pesquisa pessoal ou compartilhado;

• Intercambio de professores/as (até quatro semanas): Ensinar um curso ou workshop dirigido ao corpo discente ou docente em um assunto previamente decidido.

Publicações

• Colaboração em publicações bilíngues, por exemplo, Jornal da FATEO, General Board of Higher Education da Igreja Metodista, bem como outras iniciativas de publicação que possam ser criadas coletivamente.

Colaboração em Atividades Docentes

• A FATEO está disponível a dialogar e oferecer suporte ao programa do Curso de Estudo em Português do Garrett.

• Viagens de Intercambio Cultural: as escolas podem cooperar na recepção de grupos de estudantes por um curto período de tempo (1-2 semanas) para áreas de estudo em assuntos de interesse.

• Cursos sincrônicos: as escolas podem oferecer educação a distância on-line. Os cursos poderão ser oferecidos na integra ou em sessões especificas de cursos previamente selecionados. Esta possibilidade beneficiaria ambas instituições proporcionado uma reflexão internacional e transcultural sobre temas selecionados.

As inúmeras conexões e parcerias do Garrett ao longo dos anos têm proporcionado aos estudantes inúmeras oportunidades e recursos. Através de programas em parceria com outras instituições de renome, os alunos/as têm conseguido adequar a formação teológica às suas metas e necessidades vocacionais específicas. Para saber mais sobre todas as conexões e parcerias do Garrett, acesse o site Garrett.edu/Partnerships.

Por mais de 100 anos, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, da Universidade Metodista de São Paulo, tem procurado ser fiel à vocação de prestar serviços à vida e missão da Igreja Metodista e das outras igrejas cristãs contribuindo na formação de pastores e pastoras. Também tem oferecido treinamento para leigos exercerem sua vocação em vários ministérios. Com a oferta de cursos de graduação e especialização, programas, seminários e publicações, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista tornou-se um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina. Para saber mais, acesse http://portal.metodista.br/fateo.

 O Seminário Teológico Garrett-Evangélico, uma escola de pós-graduação em teologia relacionada à Igreja Metodista Unida, foi fundada em 1853. Localizada no campus da Universidade Northwestern, o seminário atende a mais de 500 alunos de várias denominações e origens culturais, promovendo uma atmosfera de interação ecumênica. Garrett-Evangélico cria líderes ousados através do mestrado de divindade, mestrado em artes, mestrado em estudos teológicos, doutorado em filosofia e doutorado em ministério. Os seus 4.500 ex-alunos/as espalhados/as pelo mundo servem a igreja e a sociedade em diversas áreas e ministérios.