Skip Navigation

Foto por Ryan M. Kelly

Declaração de pastores latinos da Conferência Virginia

 

Tradução e adaptação por Rev. Marcelo Gomes
15 agosto de 2017

... e o que o Senhor exige de você, senão fazer justiça e amar a bondade e caminhar humildemente com seu Deus? - Miquéias 6: 8 (NRSV)

Sábado, 12 de agosto é um dia que muitos de nós se lembrarão por um longo período de tempo. Infelizmente, não é um dia que apreciaremos, mas um dia para lamentar e chorar. É um dia em que o ódio, o fanatismo e o racismo ocorreram não só em Charlottesville, Virgínia, o Estado que chamamos de lar, mas impactou toda a humanidade.

O Caucus Clérigo Latino da Conferência de Virgínia condena e chora ao mesmo tempo. Condenamos as práticas malignas do racismo, do ódio e do fanatismo como forças do mal. E lemos todos os dias enquanto testemunhamos em nosso Estado, nossa nação e o mundo, as vítimas dessas forças.

As palavras de Miquéias, essas três exigências do Senhor, fornecem a esperança e a certeza de que o amor de Deus sempre prevalece. Esses três requisitos são respostas holísticas que refletem um sinal externo (faça justiça), um sinal interno (bondade do amor) e um sinal ascendente (caminhe humildemente com Deus).

Como cristãos, devemos procurar fazer justiça. Este não é um incidente único ou um incidente que aconteceu durante a noite. É de natureza perpétua. Não podemos mais ignorar a injustiça e fingir que não está acontecendo, especialmente agora. Devemos fazer justiça expondo essas ações malignas cada vez que as vemos. Devemos falar contra elas cada vez e sempre. Devemos nos apresentar e juntar aos nossos irmãos e irmãs de todas as raças e religiões que estão sendo afetados. Devemos orar todos os dias.

Como cristãos, também devemos amar a bondade. Devemos abraçar nossos irmãos e irmãs que estão expostos ao fanatismo, à discriminação e ao racismo. Devemos ensinar aqueles que atuam por ignorância e medos. Devemos compartilhar com eles o amor que só Jesus pode dar e permitir que Ele nos use. Devemos permitir que o Espírito Santo nos guie. Devemos orar todos os dias.

Como cristãos, devemos caminhar humildemente com o nosso Deus. Esta é uma descrição de nossa atitude em relação a Deus. Nossa atitude para com aqueles que fazem o mal também se reflete em como caminhamos humildemente com o nosso Deus. Devemos depender de Deus e saber que nenhum nível de sacrifício pessoal pode ir além do nosso compromisso de fazer justiça e amar. Devemos orar todos os dias.

Sejamos instrumentos de paz de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deixemo-nos mostrar ao mundo que não há lugar para o ódio na Virgínia, na nação e no mundo. Deixemo-nos amar uns aos outros. Deixemo-nos fazer justiça, amar a bondade e caminhar humildemente com o nosso Deus.

O Caucus Clérigo Latino da Conferência de Virgínia.