Skip Navigation

Foto de cortesia da Meharry Medical College.

O dentista estudante Preston Harris vê um paciente na clínica móvel da Faculdade Médica Meharry em Nashville, Tennessee.

Clínica odontológica móvel Meharry fornece cuidados necessários

 

Por Sandra Long Weaver */ Tradução e adaptação: Sara de Paula
22 de julho de 2018

NASHVILLE, Tenn. (SMUN)

Uma clínica odontológica móvel adquirida com uma doação de US $ 300.000 do Black College Fund permitiu que os estudantes da Meharry Medical College prestassem atendimento em áreas carentes.

"Nós olhamos para áreas onde há escassez de profissionais de saúde", disse o Dr. Walter Owens, diretor associado de desenvolvimento e assuntos externos da Faculdade de Odontologia da Meharry Medical College. Meharry é uma das 11 faculdades e universidades historicamente negras apoiadas pelo Black College Fund da Igreja Metodista Unida.

“Não queremos disputar áreas onde existem prestadores de serviços. Estamos fornecendo um serviço necessário - não um serviço redundante”, disse Owens, que é o membro do corpo docente supervisor da clínica.

A clínica odontológica móvel da Faculdade Médica Meharry permite que dentistas estudantes supervisionados prestem cuidados em áreas carentes. Foto cedida pela Meharry Medical College.

A clínica móvel é um dos maiores provedores de serviços para jovens sob custódia do Estado, disse Owens. “Os jovens podem estar em um orfanato ou podem ter infrações legais ou alguns podem  estar no meio de um julgamento”, explicou. Cuidados são fornecidos sob contratos com organizações sem fins lucrativos e privadas. Meharry não forneceu estatísticas do número de pacientes.

As recentes visitas da clínica móvel a Columbia, Tennessee, trouxeram assistência odontológica para crianças e adolescentes que, de outra forma, teriam ficado sem, disse Matthew R. Lee, um estudante da Faculdade de Odontologia.

“Nós fornecemos serviço completo para as crianças - limpezas extensas e alguns preenchimentos”, disse Lee, um veterano da faculdade de odontologia. "Se não estivéssemos lá, haveria um déficit para essa população".

Be sure to add the alt. text

Matthew R. Lee é um estudante de odontologia sênior no Meharry Medical College. Foto por Sandra Long Weaver.

Lee disse que seu trabalho na clínica o inspirou.

“Eles eram mais fáceis do que alguns dos adultos. E eles estavam animados em nos ver”, disse ele. "Quem fica animado para ver o dentista?"

Ele também disse que a clínica ajuda as pessoas ensinando como cuidar de seus dentes.

"Muitas pessoas acham que alguém lhes ensinou a escovar os dentes", disse Lee. “Essas crianças acabaram de descobrir que podem cuidar melhor dos dentes se aprenderem as técnicas adequadas.”

Cynthia A. Bond Hopson, directora executiva do Fundo Universitário Negro e Preocupações Étnicas no Conselho Metodista Unido do Ensino Superior e Ministério, disse que a clínica móvel permite aos Metodistas Unidos que apoiaram o Fundo Universitário Negro, verem o bem que o fundo faz.

"É uma das coisas em que as pessoas podem realmente ver para onde vai o dinheiro", disse ela.

A doação do Fundo Universitário Negro permitiu a compra da unidade móvel da Elgin Children's Foundation, uma organização religiosa sem fins lucrativos.

Owens disse que o centro vendeu a clínica móvel para Meharry por um preço especial porque a missão de sua organização estava alinhada com a missão de Meharry de atender os mais vulneráveis da sociedade.

“A necessidade é tão grande; Existem tantas comunidades que não têm serviços odontológicos”, disse Bond Hopson. “Além de fazer um bom ministério, a unidade móvel pode alcançar lugares. Pode levar o dentista para as pessoas ao invés das pessoas para o dentista.”

Owens disse que os serviços não são gratuitos, mas têm um custo reduzido para os pacientes, embora os funcionários de Meharry não tenham especificado os custos. "Estamos sempre procurando patrocínios para fornecer cuidados não compensados", acrescentou Owens.

“Estamos satisfeitos e entusiasmados por poder oferecer nossos serviços móveis para as comunidades em todo o Tennessee. Isso nos permite alcançar as populações carentes em todo o estado, o que está de acordo com a nossa missão, de fornecer serviços de saúde bucal de qualidade e acessíveis para aqueles que mais precisam”, disse o Dr. Cherae Farmer-Dixon, reitor da Faculdade de Odontologia em Meharry.

Os alunos do Meharry que cuidam de pacientes são juniores e seniores. Owens disse que os estudantes competem pela oportunidade.

"Eles vão ver um bom número de pacientes e isso será útil para eles em seu desenvolvimento profissional", disse ele.

Owens disse que os estudantes vêem uma média de 25 a 30 pacientes em cada parada. A clínica viaja por dois ou três dias por semana em todo o estado. Há quatro cadeiras odontológicas, um laboratório de raios X e um consultório na clínica.

Be sure to add the alt. text

Elizabeth B. McMichael é uma estudante de odontologia sênior no Meharry Medical College. Foto por Sandra Long Weaver.

Ele disse que eles começaram com uma rotação voluntária após o lançamento da clínica em 7 de fevereiro, mas o trabalho na clínica se tornará uma exigência para os alunos no semestre de outono.

Elizabeth B. McMichael, uma senior, ajudou a montar a clínica antes do lançamento em fevereiro.

"Fomos a Knoxville para buscá-la e trabalhamos com os auxiliares de dentistas que trabalhavam aqui para dar o nosso toque", disse ela.

McMichael também trabalhou na clínica no mês de maio em Nashville com crianças em risco. Segundo ela a maioria das crianças tratadas nunca tinha visto um dentista.

Uma criança não conseguia se lembrar da última vez em que escovou os dentes porque havia perdido a escova de dentes. "A clínica é muito prática", disse McMichael. "Faz sentido. Eles não podem ir à clínica aqui, então poder viajar alguns quilômetros para ajudar as pessoas é bom”.

Os serviços odontológicos serão expandidos para cidadãos idosos que enfrentam desafios econômicos, disse Owens. Meharry também está desenvolvendo um plano para adicionar outros serviços, como visão e imunização, e talvez expandir para mais clínicas mais móveis.

"É um desafio acompanhar a demanda que temos e as solicitações de serviços", disse Owens. “Quando um serviço se torna um serviço familiar e você cria confiança, o serviço pode ser mais eficaz.”

 

* Long Weaver é um escritor freelancer, editor e professor de jornalismo na área de Nashville, Tennessee. Contato de mídia: Vicki Brown em 615-742-5470 ou newsdesk@umcom.org .